quarta-feira, 20 de maio de 2015

Introdução do Projeto Participação Cidadã

Os profissionais da saúde e educação, com muita propriedade, buscam incessantemente encontrar alternativas para a minimização de riscos, entre elas, a identificação de vulnerabilidades principalmente relacionadas aos adolescentes, a fim de promover sua autonomia com responsabilidade.

Assim, levando em consideração todos os fatores e questões que permeiam o processo do desenvolvimento humano, e a influência externa que crianças e adolescentes são suscetíveis nas relações interpessoais, ressalta-se a importância da execução de ações em muitos âmbitos, com o intuito de conhecer a realidade em que estes estão inseridos, para que por meio da vivência, promovam-se ações que venham repercutir beneficamente para o bem viver da população.

As demandas de educação ficam ainda mais visíveis no exercício profissional ao executar as ações sugeridas pelos programas e ações governamentais Saber saúde, de educação referente ao tabagismo, as atividades de educação e triagem de Saúde na Escola. O Matriciamento de equipes, realizados por profissionais atuantes nas redes de atenção psicossocial, refere-se a um apoio presencial sistemático que oferece suporte técnico à condução do cuidado em saúde mental através de discussões de casos capacitando para a execução do processo de trabalho, o atendimento compartilhado, as ações intersetoriais no território e contribuindo no processo de cogestão e corresponsabilização no agenciamento do projeto terapêutico singular também demanda uma grande troca de ideias à distância e o compartilhamento de informações e dados importantes.

A ideia principal de promover a educação e compartilhamento de ideias, conceitos e imagens na internet é realizar uma abordagem coletiva levando em consideração os saberes sustentados pelas histórias individuais de cada indivíduo, seja eles professores, alunos, trabalhadores, cidadãos participativos ou não, fazendo com que haja um fortalecimento na construção do pensamento crítico e no desenvolvimento de uma consciência global.
A educação fundamentada em valores humanos tem sido um dos caminhos percorridos nesse sentido e tem conduzido à prática de metodologias que produzem efeitos positivos no processo cognitivo dos temas abordados. Valores como a paz, o amor, o respeito, a compreensão, a solidariedade, a tolerância, a cooperação, etc. devem estar no cerne do processo educativo, tornando-a responsável pela “vivência ética em escala humana” que nos demanda o desenvolvimento simultâneo de nossas autonomias pessoais, nosso ser individual, nossa responsabilidade e nossa participação no gênero humano (BARROS, 2009).

Considerando ainda os princípios da propaganda, marketing, os resultados alcançados e mensurados nas redes sociais, através da disseminação com "efeito viral" de ideias, conceitos e imagens, verifica-se o quanto a tecnologia pode ser útil e como isso pode ser usado em benefício da educação e transmissão de informações.

A maior luta já travada pelos cuidadores em saúde mental, possivelmente, vem sendo contra o preconceito, o estigma relacionado ao crime de psicofobia e suas variáveis atenuadas. Nesse sentido, a contribuição das atividades do Projeto Participação Cidadã são relevantes também ao movimento da reforma psiquiátrica.

O objetivo geral deste trabalho é promover educação on-line, visando, mais especificamente, realizar a inclusão digital e interação nas redes sociais entre usuários do sistema único de saúde, profissionais de saúde, acadêmicos em geral, contribuir para o alcance dos objetivos dos Programas Saúde na Escola e HumanizaSUS, motivar pessoas que lutam contra substâncias psicoativas, simpatizantes da atenção psicossocial, incentivar o desenvolvimento de recursos humanos em saúde mental e saúde pública, promover a cidadania.

Além disso, pretende ainda, indiretamente, incentivar pessoas a elaborar ideias criativas, criando soluções para os desafios sociais, manter um espaço aberto através das publicações para o debate, troca de ideias e fomentar a manifestação do controle social. Espera-se que com o aumento dos debates e discussões, os atingidos direta ou indiretamente pelas ideias do projeto manifestem mudanças de comportamento e uma maior busca pela qualidade de vida.
Figura 1. Sub-Projeto Qualidade de Vida no Brasil.
Qualidade de vida.png

Se a situação o exigir, pretende-se até mesmo criticar ou denunciar gestores, na condição de mídia informal independente, quando houver negligência nos aspectos essenciais de governo nas áreas social, de saúde e educação.

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Dramatização educativa com ênfase em Sinais e Sintomas.

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Irmãos, vocês podem conhecer nosso Projeto Social de Educação Popular em Saúde nas redes sociais e outros temas, me dar...

Posted by Pensamentos Inspiradores SUD on Quarta, 3 de junho de 2015